Total de visualizações de página

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Drogas, a FALSA fantasia do mundo REAL

    Apesar de serem prejudiciais à saúde as drogas são uma das maiores fontes de lucro do mundo. Por esse e por outros motivos o governo já demonstrou que não pode combate-la sozinho.
    Muitos sabem das consequências do uso das drogas, mas infelizmente o consumo vem crescendo cada vez mais. Muitas vezes o que leva uma pessoa a entrar no mundo das drogas é a tentativa de se desligar dos problemas, entrar numa falsa fantasia do mundo real. Este mundo é apresentado como um presente, mas o conteúdo não tem nada de bom, na verdade este presente é como um saco com lixo embrulhado com papel de presente. São as amizades os meios em que essas pessoas vivem que vão interferir no seu comportamento, e nas suas escolhas na hora de tomar decisões certas e erradas e dizer NÃO ás drogas e renegar esse falso presente.
   A família é uma das partes mais importantes para a redução da quantidade de dependentes químicos, já que são os pais que vão educar, construir as bases, pare que uma simples ventania (problema, uma dificuldade, um medo) não venha a desestruturar tudo que já foi construído com carinho e amor. Os pais podem sim dar aos filhos essa droga: LSD (limites com severa doçura), essa sim é fundamental para criar o sentimento de autoafirmação nos jovens.
   Para falar das drogas e de dependentes químicos com mais seriedade, devemos nos desprender de qualquer tipo de preconceito e de carga moralista, pois usuários de drogas são pessoas normais, mas que merecem mais atenção, carinho e cuidado e não o desprezo. A legislação 11.343 de 23 de agosto de 2006 trata-se exatamente disso, das medidas para a prevenção do uso de drogas, da atenção que deve ser direcionada a estas pessoas, a reinserção social de dependentes químicos. Ela tem como finalidade:
·         Tratamento especial dirigido às parcelas mais vulneráveis da população, levando em consideração as suas necessidades específicas.
·         A articulação entre os serviços e organizações que atuam em atividades de prevenção do uso indevido de drogas e a rede de atenção a usuários e dependentes de drogas e respectivos familiares.
·         O investimento em alternativas esportivas, culturais, artísticas, profissionais, entre outras, como forma de inclusão social e de melhoria da qualidade de vida.
·         A observância das orientações e normas emanadas do Conad;

Diga não as drogas elas são a FALSA fantasia do mundo REAL, e muitas vezes depois de conhecê-la pode ser impossível sair. Não queira pagar com sua vida um erro que pode ser retificado!



Texto baseado em palestras realizadas em Riachão do Jacuípe Bahia, organizada pelo Colégio Propedêutico no seu XVI Fórum de Debates, tendo como tema: Drogas, a falsa fantasia do mundo real e ministradas pela pedagoga e Psicanalista Clínica Edileide Castro, Ana Lúcia Miranda e Capitão Lúcio.










Nenhum comentário:

Postar um comentário